sexta-feira, junho 18, 2004

Um Lugar ao Sol - dissertação

Pergunto-me da importância da blogosfera.

Subitamente deparo-me com certas notas que originam o mais aceso dos debates. Fulano debita as suas ideias (o que eu suponho ser o papel do blog) e de repente, dezenas de respostas surgem, comentários, críticas, inclusive outros blogs fazem ligações àquele comentário.

Por essa razão me pergunto da importância da blogosfera.

Estará a criar-se uma nova classe? Estaremos a assistir ao emergir de um novo poder? Estaremos a dar demasiada importância?

O blog, a meu ver, é uma forma de passar ideias, pensamentos, estudos. Ao contrário de um site, o blog pode ter ou não, a ambivalência de ser um espaço de discussão. Ou seja, um blog pode ser, ou não, uma espécie de tertúlia.

A tertúlia tem uma certa herança intelectual, pelo que certos blogs, e também devido aos seus autores, têm esse cunho.

No entanto, ao contrário de uma tertúlia real, a que apenas alguns têm acesso, porque pertencem ao 'grupo', à tertúlia do blog todos poderão ter acesso. Basta conhecer o endereço. Como não tem forma de controlar os acessos, todos poderão participar.

O que me leva a considerar, que o universo da blogosfera, representa de alguma forma, a sociedade em que nos inserimos. Uns quantos autores de blogs têm a importância que lhes é devida, ou que lhes é dada. Partilham entre si ligações, constroem entre si uma certa 'camada' social, e depois surgem os 'satélites', que eu defino como aqueles que tentam ganhar o seu lugar ao sol na blogosfera.

Por outro lado, existem, aqueles que estarão 'à margem', não estando inseridos nessa camada e que por isso, criam o seu círculo.

Ou seja, até num universo virtual, há uma tendência para hierarquizar, ou socializar. Há blogs de referência, há os autores de referência, há os bem amados, os mal amados. Uma maquete de sociedade é aqui criada. Vamos a ver o que nos reserva o futuro...

Sem comentários: