quarta-feira, abril 20, 2005

A Divina Comédia

A nomeação de Ratzinger para novo Papa parece demonstrar que a boa e velha Igreja continua no seu caminho de não abertura à modernidade. Europeu, conservador, que mais se pode pedir no século XXI?

Confesso que nunca professei grande admiração pelo trabalho de João Paulo II. Apesar de tudo o que ele possa ter feito pela aproximação das religiões e pela paz no mundo, pergunto-me se não seria igualmente importante aceitar a homossexualidade e admitir que o uso do preservativo é mais uma salvação que uma condenação às chamas eternas, do pecado. Pergunto-me o quanto terá ele cuidado do seu rebanho. Chamou os jovens a si. Mas não lhes ensinou que viver nestes tempos não é fácil. E que a contenção sexual antes do casamento é só pura hipocrisia , porque se muitas das nossas raparigas vão virgens para o casamento, cometem outras práticas sexuais, pelo que só se podem dizer virgens porque ainda têm o hímen intacto.

Não me cabe a mim, apesar de crente e pouco praticante, definir o caminho da Igreja, ou dizer o que devem ou não fazer os representantes de Deus, nesta terra. Mas cabe-me a mim, enquanto crente, apesar de pouco praticante, reinvindicar direitos para aqueles que querem acreditar num valor, e que não o encontram na Igreja, porque ou são gays, ou usam métodos anticoncepcionais.

E que vamos nós fazer destes jovens, que são educados a viver na mentira? Que não utilizam um preservativo, para não pecarem, mas depois vão abortar para Espanha ou em condições desumanas? Possivelmente passar-lhes a mão na cabeça "reza três terços, dez pais nossos e uma novena, para pagares pelo teu pecado".

Sem comentários: