sexta-feira, abril 09, 2004

A Terapia

A ideia do Blog é absolutamente genial. Confesso que me entusiasma muito poder vir para aqui, escrever o que me passa pela cabeça, descarregar as raivas, o mau humor, tudo o que penso e que me apetece pensar, sem ter que me preocupar com mais nada.
Um gajo vem para aqui, deita o que lhe apetece para fora e como acha que pode ser lido, à partida está garantido que descarregou com alguém. Ou seja, sente que largou tudo para cima de outro, o que é muito terapêutico. Partilhou (nestes tempos 'partilha' é das palavras mais importantes do nosso léxico/dicionário/verborreia) as suas preocupações, raivas, ideias. Limpou-se, purificou-se do seu lado negativo. De graça, sem se preocupar em ofender pessoas de quem gosta, sem se preocupar em ser descoberto pelo chefe, ou seja por quem for.
Melhor que isto só o Woody Allen e as suas curas cinematográficas.
Mas suponho que o tratamento do Allen não teve bons resultados. Hoje olhamos para o homem e ele está ainda pior do que há 25 anos atrás. Continua a falar até à exaustão. Não há paciência.
Daí ter que recorrer ao meu malfadado cepticismo e perguntar se a terapêutica bloguista funcionará, ou não? O que eu acho que pode vir a acontecer é daqui a pouco andarmos todos literalmente 'desbocados', pelo menos os que recorrem a este tipo de tratamento. À medida que vamos aprendendo a exprimir tudo o que sentimos, corremos o risco de vir a sofrer de incontinência oral, porque se ninguém nos blog nos manda calar, ou nos responde na altura, ganhamos um vício. O de falar (como o Woody Allen) sem parar, dado que já escrevemos sem quaisquer tipos de preocupação.
Mas porque haveremos de estar preocupados? O Woody Allen não é rico? Pois... mas felizmente é só um...

Sem comentários: