terça-feira, fevereiro 10, 2004

alívio
agora sim... acabei de chegar. estou na sombra, por isso, à partida, não há quaisquer ameaças.
Gosto de Lisboa. É a minha cidade. São as minhas ruas, as lojas, a luz. É tudo meu. Quando subo à Senhora do Monte, sinto que consigo abarcar a cidade toda, só abrindo os braços. E depois, detesto Lisboa, os lisboetas, a confusão do trânsito, a miséria que se vê, a pobreza das almas, o confluir de tudo em nada. Saber de cor e em salteado as ladaínhas dos pobres do metro, a infelicidade das meninas das lojas, a diferenciação dada a quem chega com roupas caras, olha de alto, e trata com arrogância. Lisboa é um caos. Uma província. Um cantinho no mundo, cheio de pequenas pessoas. Fizeram bem em ter escolhido a Rua Augusta para algumas cenas do Gulliver. Também acho que até certo ponto somos todos mentalmente liliputianos...

Sem comentários: