terça-feira, agosto 23, 2005

A Globalização

O que mais me irrita na globalização é tudo passar a reger-se por um cânone. Nas grandes superfícies comerciais, não se encontram senão as marcas mais vendidas. Quando se quer procurar um artigo diferente, ele pura e simplesmente não existe. Não faz parte do cânone. Não é suposto existir.
A possibilidade de qualquer loja mais pequena poder ter esse artigo que procuramos acaba por ser maior, se:

1- a loja mais pequena conseguir sobreviver ao violento e destrutor avanço das grandes superfícies comerciais.

2 - e mesmo sobrevivente não se tenha rendido ao fenómeno.

Outra situação com que me deparo é que até nas grandes superfícies comerciais praticam preços cada vez mais altos.

Moral da história: Não só me obrigam a consumir aquilo que eu não quero, como me obrigam a pagar cada vez mais por isso.

É ainda mais irritante reparar como as pessoas se vergam e aceitam estas novas leis de consumo, sem procurarem alternativas, despertarem para outras realidades. Ás vezes parecemos todos personagens do Matrix, em que resistimos todos a tomar a pílula azul, não nos questionamos, não queremos saber.

Não sei se a Internet não acaba por funcionar como um escape. Através da troca de informação, talvez consiga habver alternativas a toda esta "standardização" da realidade.

Mas é preciso que as pessoas acordem.

Sem comentários: