segunda-feira, abril 25, 2005

Iluminações

Acho que há pessoas que são ilumninadas. Que não lhes basta apenas o génio com que foram abençoadas, mas que contêm ainda dentro de si uma luz, que mesmo nas maiores adversidades, não deixa de passar em tudo o que fazem.

Não sei se têm noção dessa luz, se apenas a trazem dentro de si e limitam-se a passá-la. Mas indubitavelmente, que mesmo de forma inconsciente, que essa luz contagiou, inspirou e contribuiu para um bem maior.

Talvez Beethoven, Mozart, da Vinci, Galileo e tantos outros, não tiveram noção do que transmitiam com as suas obras. Mas ainda hoje, quando experimentamos o deslumbre com tudo o que eles fizeram, é porque ainda agora eles contribuem para um bem maior.

E quantas pessoas não estarão aí, também elas com coisas para mostrar, sem que o consigam? Num mundo de milhões de pessoas, sinto que tenho de agradecer por me ser possível poder apreciar algumas dessas obras.

Não acredito que o mundo seria perfeito, se apenas estas obras existissem. Mas acredito que são muitas delas que ajudam a levar o mundo em frente.

E agora mais do que nunca

Pelo direito à opinião e à expressão livre.

Pelos direitos das pessoas.

Que todos possamos saber o que é ter direitos e não apenas deveres.

25 de Abril sempre.

domingo, abril 24, 2005

Novo Papa faz pré-milagre

Ainda não tinha dado a homilia, Bento XVI já tinha feito um milagre: o cds-pp conseguiu eleger um líder divino, com o poder da omnipresença. Ribeiro e Castro conseguirá ao mesmo tempo estar em Bruxelas, no Largo do Caldas, em São Bento (em homenagem ao novo Papa, pois claro) e parece que na Bairrada, para um leitãozinho.

A Igreja continua jovem

Diz o novo Papa que a Igreja continua jovem. Sempre achei que o que era preciso era sangue novo.

Ideias

Ouvi o novo Papa. Diz ele que somos todos ideias de Deus. Resultado de ideias de Deus... Pergunto-me, se por acaso, Deus não terá, por vezes, más ideias?

sábado, abril 23, 2005

Às cadeias

Encadearam-me... e eu deixo

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Seria o 'Nome da Rosa', um labirinto de conhecimento

Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por um personagem de ficção?
- Eu? Que me lembre, não... Nem pelo Gato da Alice

Qual foi o último livro que compraste?
- Astérix na Córsega, conta?

Qual o último livro que leste?

- Voltei a pegar na 'Outra Comédia', do Somerset Maugham, por alto.

Que livros estás a ler?

- A continuar a ler O Senhor dos Anéis, Sul, de Sir Ernest Shackleton, O Cisne, de Sebastiano Vassali, a iniciar A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto.

Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?
Uma compilação do Gaston Lagaffe
O Senhor dos Anéis (possivelmente conseguia acabá-lo numa ilha deserta)
Poesia chinesa, e a obra completa de Cecil Day-Lewis
Uma completíssima história de Portugal
Uma completíssima história da filosofia (o único lugar onde poderia ler, seria mesmo uma ilha deserta)


A quem vais passar este testemunho (3 pessoas) e porquê?

Passo a duas

Quarto - É assim... que queres?
Sónia - Que a curiosidade não me mate...

Manel, como sempre, obrigada :-)

Teorias da conspiração

Beethoven pode ter ficado surdo porque já não aguentava ouvir as ordens do pai

Beethoven pode ter ficado surdo porque o médico o mandou lavar os ouvidos e ele respondeu 'ke?!'

Beethoven pode ter ficado surdo depois dos primeiros acordes da quinta

Beethoven pode nunca ter sido surdo, mas ter preferido fazer 'orelhas moucas' a certos assuntos

sexta-feira, abril 22, 2005

Conversas de Beethoven

- Desculpe, senhor, ouviu Beethoven?
- Se o vi? Que disparate! Então o homem está morto!
- Não, não, não é se o viu é se o ouviu?
- Mau... se o vi ou vi?
- Senhor Beethoven?
- Diga lá... não é que eu seja propriamente surdo... é que se me acabaram as cotonetes...

quarta-feira, abril 20, 2005

A Divina Comédia

A nomeação de Ratzinger para novo Papa parece demonstrar que a boa e velha Igreja continua no seu caminho de não abertura à modernidade. Europeu, conservador, que mais se pode pedir no século XXI?

Confesso que nunca professei grande admiração pelo trabalho de João Paulo II. Apesar de tudo o que ele possa ter feito pela aproximação das religiões e pela paz no mundo, pergunto-me se não seria igualmente importante aceitar a homossexualidade e admitir que o uso do preservativo é mais uma salvação que uma condenação às chamas eternas, do pecado. Pergunto-me o quanto terá ele cuidado do seu rebanho. Chamou os jovens a si. Mas não lhes ensinou que viver nestes tempos não é fácil. E que a contenção sexual antes do casamento é só pura hipocrisia , porque se muitas das nossas raparigas vão virgens para o casamento, cometem outras práticas sexuais, pelo que só se podem dizer virgens porque ainda têm o hímen intacto.

Não me cabe a mim, apesar de crente e pouco praticante, definir o caminho da Igreja, ou dizer o que devem ou não fazer os representantes de Deus, nesta terra. Mas cabe-me a mim, enquanto crente, apesar de pouco praticante, reinvindicar direitos para aqueles que querem acreditar num valor, e que não o encontram na Igreja, porque ou são gays, ou usam métodos anticoncepcionais.

E que vamos nós fazer destes jovens, que são educados a viver na mentira? Que não utilizam um preservativo, para não pecarem, mas depois vão abortar para Espanha ou em condições desumanas? Possivelmente passar-lhes a mão na cabeça "reza três terços, dez pais nossos e uma novena, para pagares pelo teu pecado".

sábado, abril 16, 2005

Pelas Alminhas!!

Tirem lá a Clave, e elejam o homem!

sábado, abril 09, 2005

Habituem-se

Eu bem gostava de saber que sentiria o senhor primeiro se quando foi fazer o belo do discurso dos furos da escolinha, não estivesse lá nenhum meio de comunicação para o transmitir... é aquela pertinentíssima questão sobre a árvore que caiu na floresta, se não estava lá ninguém para ouvir, saberíamos se fez ou não ruído?

Quem é que tem que se habituar a quê, afinal?

domingo, abril 03, 2005

Cúmulos

O cúmulo da limpeza é a quantidade de sujidade que algumas pessoas conseguem acumular para se manterem limpas, e que nem sequer limpam depois.