segunda-feira, abril 19, 2004

e ata

Não é '25 de abril, 30 de anos de evolução', como esc evi no blog... é '25 de Abril é evolução'... ve dade seja dita, vai tudo da ao mesmo! Afinal, vota am o 'R' em banco ou não?!

sábado, abril 17, 2004

O Voto em Branco

Será que no cartaz do 25 de Abril, 30 anos de evolução, o 'r' foi votado em branco?

sexta-feira, abril 16, 2004

As Horas

Acabei de ler o famoso livro do Cunnigham, que deu origem a um ainda mais famoso filme... mas para meu desalento, o filme é mais significativo, mais poético, mais envolvente do que o livro.
O que me confunde é toda a comoção criada em redor de um livro que relata um dia na vida de Virginia Woolf. O dia em que ela decide morrer. Porque ao chegar ao final da obra, senti que era vazia. Que o autor poderia ter explorado melhor a riqueza do tema. Que a forma como foi passada ao cinema me pareceu melhor. E que, pela primeira vez, para minha tristeza, tinha preferido uma versão cinematográfica ao seu original literário.

quinta-feira, abril 15, 2004

Tom Waits - Laivos de Nostalgia

Está aí o verdadeiro exemplo do bardo patético. Como é que alguém com aquela voz, pode ser um sentimental daquele calibre? É só bebedeiras e corações partidos. E pergunto-me porque raio, venho eu falar de um gajo que não nos deslumbra há uma porrada de tempo...
Já o Nick Cave, esse ainda mexe (pouco, a bem da verdade) mas ainda faz aí umas coisitas, ainda nos deslumbra. O que é que se está a passar, que os monstros estão a desaparecer...

sábado, abril 10, 2004

A Lucidez

Não entendo porque diabo tem de vir o Saramago e escrever um livro sobre o voto em branco, para ficar o país inteiro em pulvorosa. De repente, as almas pensadoras deste país erguem-se com teorias acerca do voto em branco, como se, subitamente, alguém tivesse provado, a existência (ou não) de deus e todos têm que dar opinião.
O que é que se passa com esta gente? Quer isto dizer que de repente tem que aparecer alguém a escrever sobre o que aconteceria se a maioria votasse em branco, para o país despertar para essa realidade? E porquê tanta agitação? Porventura imaginam que a massa abstencionista vai dar-se ao trabalho de ir votar em branco? Só porque leu o livro do Saramago? E o compreendeu?
Tanta coisa séria para se discutir e continuamos a falar do sexo dos anjos. Se ainda o tivessem...

sexta-feira, abril 09, 2004

A Terapia

A ideia do Blog é absolutamente genial. Confesso que me entusiasma muito poder vir para aqui, escrever o que me passa pela cabeça, descarregar as raivas, o mau humor, tudo o que penso e que me apetece pensar, sem ter que me preocupar com mais nada.
Um gajo vem para aqui, deita o que lhe apetece para fora e como acha que pode ser lido, à partida está garantido que descarregou com alguém. Ou seja, sente que largou tudo para cima de outro, o que é muito terapêutico. Partilhou (nestes tempos 'partilha' é das palavras mais importantes do nosso léxico/dicionário/verborreia) as suas preocupações, raivas, ideias. Limpou-se, purificou-se do seu lado negativo. De graça, sem se preocupar em ofender pessoas de quem gosta, sem se preocupar em ser descoberto pelo chefe, ou seja por quem for.
Melhor que isto só o Woody Allen e as suas curas cinematográficas.
Mas suponho que o tratamento do Allen não teve bons resultados. Hoje olhamos para o homem e ele está ainda pior do que há 25 anos atrás. Continua a falar até à exaustão. Não há paciência.
Daí ter que recorrer ao meu malfadado cepticismo e perguntar se a terapêutica bloguista funcionará, ou não? O que eu acho que pode vir a acontecer é daqui a pouco andarmos todos literalmente 'desbocados', pelo menos os que recorrem a este tipo de tratamento. À medida que vamos aprendendo a exprimir tudo o que sentimos, corremos o risco de vir a sofrer de incontinência oral, porque se ninguém nos blog nos manda calar, ou nos responde na altura, ganhamos um vício. O de falar (como o Woody Allen) sem parar, dado que já escrevemos sem quaisquer tipos de preocupação.
Mas porque haveremos de estar preocupados? O Woody Allen não é rico? Pois... mas felizmente é só um...